sexta-feira, 30 de julho de 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

GRANDE FINAL DO CAMPEONATO BAIANO DE DOWNHILL EM JEQUIÉ/BA

DIAS 07 E 08 DE AGOSTO - FINAL DO CAMPEONATO BAIANO DE DOWNHILL


Fotos da competição em dezembro de 2009 -Jequié/BA

 
Quatro classificados em etapa de downhill


Vinicius Guerra e Ífison Nascimento (5º e 9º em Elite full), Gabriel Melo e Sávio Phelipe (9º e 11º em Iniciantes). Estes foram os pilotos de Canavieiras presentes na 3ª etapa do Campeonato Baiano de Downhill-Divisão Sul, dias 17 e 18 deste mês, em Itapetinga. Rampas, pedras e uma pista de 820 metros foram os obstáculos vencidos por eles e mais 50 pilotos que disputavam as provas, procedentes de várias cidades baianas. A equipe técnica esteve a cargo de Alexandre Tolentino, apoiado pela DH Canes Extremes. Eles tiveram o patrocínio de Cannes Bike, Cimetal, Evolução Veículos, Compre Bem Supermercado, Polican, Farmácias Betel, Hidraluz, Ferreira Auto Peças, Modabelli, Pan Costa Delicatessen, Hiper Alana, Plasticop, Posto Atalaia, Posto União e Sacolão do Povo.


A boa performance de nossa equipe foi comemorada




quarta-feira, 28 de julho de 2010









5º ECOBIKE COM DOWNHILL FOI UM DOS MAIORES EVENTOS CICLÍSTICOS DA BAHIA


550 participantes no pedal, mil pessoas ao todo, incluídas aí as que acompanharam o evento em mais de 40 carros particulares. Este 5º Ecobike não foi só o maior evento ciclístico de todos os tempos já realizado em Canavieiras. Foi principalmente uma exaltação às vantagens dessa prática esportiva, capaz de contribuir para uma vida mais saudável. Ao mesmo tempo em que se dava o passeio ciclístico, entre a cidade e a fazenda Sulamérica, era inaugurada a nossa pista de downhill (descida de montanha) na Fazenda Bom Viver, em Ouricana, com a participação de ciclistas de Jequié, Porto Seguro, Itapetinga, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna.

Foram incontáveis os parabéns ao empresário Ériston Nascimento, realizador desse grande evento, juntamente com sua equipe. Ele também agradeceu às pessoas e empresas patrocinadoras e colaboradoras. Destacou-se a participação neste 5º Ecobike do juiz Anderson de Souza Bastos, do médico Juarez das Mercês e do gerente do BB Joel Pedreira, juntamente com familiares, ao lado de tantos outros participantes, como advogados, comerciantes, pedreiros, mecânicos, professores, bancários, agricultores e sobretudo jovens.
Downhill (Resultados)
Iniciantes: 1º lugar Kaique Salsicha/Ilhéus/58´´ 69´´´; 2º Lázaro/Porto Seguro/1´05´´96´´´; 3º Evilásio Jr./Canavieiras/1´12´´22´´´. Elite full: 1º lugar Luciano Bastos/Jequié/52´´31´´´; 2º Luiz Osama/Itapetinga/52´´84´´´; 3º Igor Akauane/Itapetinga/53´´03´´´. Elite Rígida: 1º lugar Alex Calazans/Eunápolis/49´´12´´´; 2º Régis/Ilhéus/51´´57´´´; 3º Valdemar Farofinha/Porto Seguro/52´´66´´´.
Agradecimentos
Edson Oliveira/Fazenda Sulamérica, Ivo/Fazenda Bom Viver, Comunidade de Ouricana, Polican, Varejão Supermercado, Rama Madeireira, Silver Bike, Cia. da Moda, Gabriel Supermercado, Hidraluz, Compre Bem Supermercado, Sonho de Criança/Esperança Confecções/NK Modas, Hiper Alana, Evolução Veículos, Posto União, Federação Bahiana de Ciclismo, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, O2 Assessoria Esportiva, Record News, TV Santa Cruz, Regional Sul, Stúdio FM e TABU.




VEJA MAIS FOTOS:
Canavieiras no campeonato de downhill

Vinicius Guerra (Cannes Bike) e Ifison da Cruz, na categoria Elite full (10º e 12º lugares) e Sávio Phelipe (apoio: vereador Pelé/Evolução Veiculos/Compre Bem Supemercado/Cannes Bike/Maria Antonia Tecidos) e Evilásio Jr. (Via Motos), categoria Iniciantes Júnior (3º e 15º lugares). Estes atletas de Canavieiras participaram da 1ª etapa do Campeonato Baiano de Downhill, em Ilhéus, dias 27 e 28 de março e obtiveram boas colocações, considerando que Canavieiras é a caçulinha do DH na Bahia. O técnico Alexandre Tolentino informou que 61 pilotos de todo o estado participaram do evento e que a 2ª etapa do certame está marcado para 2 de maio em Eunápolis.


Nossos atletas de DH em Eunápolis
Os atletas Alexandre Tolentino (Elite Rígida, acidentou-se durante a prova) e Evilásio Jr. (Iniciante Júnior, 11ª classificação) participaram em Eunápolis, dias 1º e 2 de maio, da 2ª etapa do Campeonato Baiano de Dowhill - Divisão Sul
Mais de 50 atletas de várias cidades estiveram presentes. A pista de Eunápolis tem quase l km de descida radical dentro de zona de mata. A prática desse esporte, é bom lembrar, ocorre dentro de rígidas normas de segurança. Canavieiras é a caçulinha do Dowhill na Bahia, possuindo uma pista na região de Ouricana.

Dois atletas de Canavieiras estiveram no evento

Fonte: http://www.tabuonline.com.br/edicoes_anteriores/n798_2010/galera.htm

terça-feira, 27 de julho de 2010

CANAVIEIRAS É A CAÇULINHA DO DH NA BAHIA!!!

Considerada a cidade das bicicletas, pela sua geografia plana, Canavieiras é hoje, sem sombra de dúvidas, uma grande potência quando o assunto é desenvolvimento de esportes radicais e turismo de aventura. Mas como pensar em organizar uma competição de DOWNHILL em nossa cidade, já que que tem uma geografia plana? Pois é, foi um grande desafio para mim, Alexandre Tolentino, e alguns amigos corajosos, que depois de anos promovendo eventos de ciclismo na cidade, como cicloturismo, ecobikes, trilhas radicais e speed, resolvemos ousar e partir para essa iniciativa das mais radicais na área do ciclismo MTB - o Downhill ou "descida de montanha". Mas onde? Em que local? Foi então que conseguimos elaborar uma pista de alto nível técnico no Povoado de Ouricana, que fica há 17 km da nossa cidade, mais precisamente na Fazenda Bom Viver, de propriedade do Sr. Ivo, um grande colaborador e amigo nosso. Com a ajuda do pessoal do DH de Ilhéus e Eunápolis, bem como de Guiné de Salvador, conseguimos elaborar nossa pista com 650 metros de descida radical e com rampas que dão ao esporte DH mais adrenalina e emoção. Realizamos com grande sucesso a nossa 1ª comeptição no dia 31.01.10, com a participação de 33 pilotos de toda a Bahia. Em Canavieiras conseguimos reunir alguns praticantes MTB que viraram pilotos corajosos e que hoje, depois de 07 meses praticando, já se destacam no cenário baiano, como: Vinícius Guerra, Ífison Nascimento, Gabriel Mello, Sávio Phelipe, Evilásio e o próprio que lhes escreve. É isso ai, nosso ideal hoje é trazer mais jovens ao esporte, que com incentivo do comércio e grande força de vontade e união da equipe DH CANES EXTREMES conseguiremos lograr êxito.

A ORIGEM DO DOWNHILL NA BAHIA - DESCIDA DE MONTANHA


Muita coisa do ciclismo na Bahia deve-se a Wagner Silva, o Guiné. Um ciclista, competidor, organizador e amante de todas as modalidades que se refere à bicicleta. Iniciando no mundo das bikes, Guiné começou a competir no BMX quando tinha 4 anos de idade. Depois disto, não deixou de lado o convívio das bikes – uma paixão. Sua vida respira bike. Trabalhando no segmento há mais de 15 anos, ele se esforça para realizar oficialmente o primeiro campeonato baiano de downhill – mais um sonho que se realizará.

Fazendo parte da história do nosso ciclismo, ele nos conta como tudo começou:
“O downhill na Bahia começou muito antes do que a galera imagina. Em meados 93, tivemos uma prova show de downhill em Feira de Santana, organizada pela galera local e a Federação Baiana de Ciclismo, onde também ocorreu uma etapa do campeonato baiano de mountain bike naquele ano. E o vencedor das duas provas foi o lendário Samuel Barreto; um grande campeão do nosso ciclismo.
Mas essa prova foi a única desde então. O DH foi apagado da memória e o MTB predominou. Nesse contexto, modalidades extremas surgiam em Salvador como, Bike Trial, Freeride e Urban Assault em meados dos anos 1993. Nesse ano, eu já trabalhava na Winddance (loja referência nacional em bike e windsurf) e foi lá que eu aprofundei mais ainda as modalidades extremas.

Eventos diferenciados eram sempre organizados por mim e uma galera que sempre me acompanha até hoje: André Trial, Toko, Sandro-Gargamel, Cachaça, Juliano e outros. Mas os primeiros eventos e brincadeiras eram feitos nas ruas de Salvador e no Parque de Pituaçu, onde ocorreu a primeira prova oficial de downhill no estado, no 9º Guiné Bike Fest, em 2005.

Depois disto, os eventos foram fluindo mais ainda, a cada ano no Guiné Bike Fest modalidades diferentes de ciclismo extremo, tudo acompanhando a evolução de cada piloto. Chegamos a ter em 2006 uma etapa na Copa Nordeste de DH na Bahia, na cidade de Dias D’Ávila. Cidade esta que revelou um grande nome do downhill no estado, o mineiro “naturalizado” baiano, Charan Ros, que o primeiro campeão nordestino de downhill na categoria hard tail.

Logo então, o Downhill começou a migrar para outras regiões do estado, principalmente no sul, onde pilotos de Eunápolis, Matheus Schulz e Thales Lima entre outros, se organizaram e realizaram a primeira prova de DH da cidade, difundindo o downhill no sul da Bahia. Ainda assim o DH estava um pouco restrito no estado, com poucos adeptos.

Em meados de 2007 começaram a chegar novas figuras no cenário e uma mudança radical despontou no downhill baiano. Firmei uma parceria com Péricles Maia de Jequié, levando o downhill para a região sudoeste do estado, realizando o I Encontro de Freeriders de Jequié, quando pilotos de toda a região sul e sudoeste estiveram presentes marcando uma nova era no cenário. Foi a mistura de downhill, urban assault, biketrial e bmx em um evento que festejou a bike ao extremo.

Com isso, novos adeptos surgiram, pilotos de Ilhéus que antes praticavam MTB, migraram para o Downhill, e logo organizaram a primeira prova na cidade. Foi com grande esforço que Ailton Lima, Reginaldo Azevedo e todos os pilotos da cidade promoveram este evento que foi mais um sucesso, vários pilotos de várias cidades surgindo e mostrando atitude e talento.

Com toda essa evolução, o downhill chegou até Itapetinga na região sudoeste, cidades que entrou recentemente no cenário. Luis Gonzaga e amigos tomaram a frente e organizaram uma competição muito bonita de ser ver e de competir. São eventos simples, mas que prevalecem a amizade, união e atitude de cada piloto pelo amor ao Downhill.

A cidade caçulinha a hospedar uma competição de DH na Bahia é Canavieiras, na costa do cacau, próximo a Ilhéus, realizando a primeira competição do ano de 2010”.

E foi por toda essa evolução e crescente número de adeptos ao downhill que Guiné, em parceria com todos os líderes de cada cidade, deixou apenas de sonhar e partiu para a realização de um evento de grande importância com muito trabalho e dedicação. E agora será realizado o 1º Campeonato Baiano de Downhill oficial da história. É um fato que marcará a história do esporte no estado e o início de uma nova era.

Texto: Guiné.
Fonte: Federação Baiana de Ciclismo